Para conhecimento dos Sócios Ordinários da AFVC e demais interessados e tendo em conta as alterações excecionais provocadas pelo COVID-19, no Regulamento da Prova em epígrafe nas duas últimas épocas, divulgamos o seu formato.

1. O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de 2021/2022 é disputado por 20 clubes, os 17 clubes que asseguraram na época 2020/2021 a manutenção na Prova, os 2 clubes que ascenderam do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão e 1 clube que desceu do Campeonato de Portugal.

2. O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão é composto por duas fases, a 1.ª Fase, a 2.ª Fase – Subida, a 2.ª Fase – Manutenção e Descida.

3. Em caso de empate classificativo, na 1ª Fase, aplicam-se os seguintes critérios: a) Maior diferença entre golos marcados e sofridos no total da competição; b) Maior número de golos marcados no total da competição; c) Maior número de pontos nos jogos entre a(s)equipa(s) empatadas; d) Jogo(s) de desempate, entre a(s) equipa(s) empatada(s) em campo neutro.

4. Em caso de empate classificativo, na 2.ª Fase-Subida e na 2.ª Fase-Manutenção e Descida aplicam-se os critérios estabelecidos no Regulamento de Provas Oficiais da AFVC. 1.ª Fase

5. O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão é disputado na 1.ª Fase por 20 clubes, que são divididos por duas séries de dez equipas cada, através de sorteio.

6. Caso existam três, duas ou uma, desistência(s) antes do sorteio ou não confirmação de participação de clubes, as vagas não serão preenchidas e a 1.ª Fase é disputada, respetivamente, por 17, 18 ou 19 clubes, divididos, numa série de oito e uma série de nove, duas séries de nove, uma série de nove e uma série de dez equipas, consoante os casos.

7. Em cada série, os clubes jogam entre si, uma única vez e por pontos.

8. Caso existam quatro desistência(s) antes do sorteio ou não confirmação de participação de clubes, as vagas não serão preenchidas e o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão será disputado numa fase única, em que todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

9. Os primeiros 5 classificados de cada série apuram-se para a 2.ª Fase – Subida, num total de 10 clubes.

10. Os restantes clubes apuram-se para a 2.ª Fase – Manutenção e Descida. 2.ª Fase – Subida

11. A 2.ª Fase – Subida é disputada por 10 clubes, distribuídos numa única série.

12. Todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

13. O 1.º classificado apura-se para o Campeonato de Portugal da época seguinte e é considerado o Campeão Distrital da 1.ª Divisão.

14. O 2.º classificado apura-se para a Taça de Portugal da época seguinte, caso se mantenham as condições atuais de presença determinadas pela FPF. 

15. O 3.º classificado apura-se para a Taça de Portugal da época seguinte, caso se mantenham as condições atuais de presença determinadas pela FPF, e caso os finalistas da Taça da AFVC sejam os dois primeiros classificados do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

2.ª Fase – Manutenção e Descida

16. A 2.ª Fase – Manutenção e Descida é disputada por 10 clubes, distribuídos numa única série.

17. Todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

18. Caso se verifique o previsto no ponto cinco do presente formato, a série de dez equipas é reduzida em uma, duas ou três equipas.

19. Os três últimos classificados, descem ao Campeonato Distrital da 2ª Divisão.

20. Do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, ascendem 2 clubes ao Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

21.Se algum dos Clubes filiados na AFVC, participantes no Campeonato de Portugal, descer ao Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, descerá mais um ou dois clubes, do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão para o Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, de modo que o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão na época de 2022/2023 seja disputado por 18 clubes.

Comunicado oficial AFVC

27 de Agosto de 2021