Com efeito, data de 1998 o início da colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola de Desporto e Lazer (IPVC - EDSL), que na altura se concretizou na responsabilidade da leccionação de uma Unidade formação no curso de treinadores realizada na altura pelo Director Técnico Gomes Ribeiro e o professor Pedro Bezerra, mantendo sempre esta estreita ligação em prol da formação e do desenvolvimento de competências nas diversas formações realizadas aos longo destes vários anos.

A evolução da relação entre as instituições foi crescendo e o compromisso ético e moral foi criando espaço de intervenção. O desenvolvimento da parceria passou pela participação da ESDL na organização de cursos de formação de treinadores nível I e II da AFVC, na formatação de acções de formação para treinadores de futebol e na intervenção, planeamento e orientação das selecções AFVC para participação nos Torneios UEFA – Taça da Regiões. Da parte da ESDL foram disponibilizados recursos humanos especializados em áreas tão diferentes como Pedagogia do Desporto, Desenvolvimento Motor ou Metodologia do Treino. A AFVC criou, promoveu e fez a gestão das acções e recursos logísticos para tal, durante décadas impulsionado pelo espírito vanguardista e dedicado de Gomes Ribeiro, fortalecendo esta relação e esta troca.

A assinatura do presente protocolo é mais um passo na consolidação da interacção até agora criada. Este protocolo vai permitir pensar, idealizar e abrir portas a outras dinâmicas enriquecedoras do futebol da região de Viana do Castelo. De entre elas, e das que estão a ser pensadas, realça-se a integração de finalistas da ESDL nas tarefas da AFVC, a criação e calendários de formação ajustados ao treinador de futebol e suas necessidades, monitorização da atletas e selecções regionais mais novos e pareceres técnico-científicos sobre a competição.

O presente protocolo vai enquadrar e fundamentar todo o processo de colaboração entre AFVC e ESDL e tirar partido das valências de cada instituição com o objectivo único de trazer ao futebol regional mais qualidade e sustentabilidade desportiva.

 

 

 

15 de Dezembro de 2020