Natural de Santa Maria da Feira, Sandra Bastos é um nome incontornável da arbitragem portuguesa e fica para a história do futebol nacional, ao tornar-se a primeira árbitra a apitar um jogo de preparação entre as equipas da I Liga, SC Braga X FC Paços de Ferreira.

Árbitra de elite com grande experiência nacional e internacional tendo sido a primeira portuguesa a arbitrar um Mundial de futebol feminino, onde fez equipa com a nossa árbitra Filipa Cunha (ver aqui) e em vários jogos da Liga dos Campeões Futebol Feminino. Além de todo o seu profissionalismo, dedicação e paixão pela arbitragem, Sandra é também uma fervorosa apoiante da arbitragem jovem, estando sempre disposta a apoiar iniciativas e em partilhar o seu grande conhecimento e experiência.

No último jogo de preparação das Selecções Nacionais Futebol Feminino Sub-17 de Portugal e Eslováquia, contou com Sandra Bastos na equipa de arbitragem e não poderíamos perder a oportunidade em lhe pedir um testemunho para os jovens árbitros, em especial as jovens árbitras:

Antes demais quero dizer que me enche o coração saber que iram abraçar esta causa (arbitragem jovem em especial feminina).

Será sem dúvida uma experiência marcante e muito desafiante e enriquecedora.

-Aprender a trabalhar em equipa e tomar decisões e lidar com vários tipos de personalidades

-Escola de vida-ajuda a enfrentar as dificuldades do dia a dia

-Preciso trabalhar muito e abdicar de várias coisas para atingir o nosso sonho

-Carreira com perspectivas de futuro podendo sempre conjugar com actividade profissional.

Nem sempre vai ser fácil, mas é essa a parte mais desafiante.

Sejam sempre trabalhadoras, resilientes, focadas, disciplinadas, apaixonadas pelo que fazem, terão que fazer muitos sacrifícios, sejam vocês mesmas e quando atingirem o sucesso acima de tudo sejam humildes.

E nunca se esqueçam, acreditem que são capazes de tudo e quando um dia vos disserem que não são capazes mostrem como faz.

Sejam felizes! Eu sou a fazer o mais amo, arbitrar!

Um grande abraço e contem comigo.

Mais uma vez queremos agradecer toda a simpatia, atenção e generosidade com que esta grande profissional aceitou deixar este testemunho. Bem haja!

12 de Outubro de 2021