Todas as grandes histórias têm os seus momentos de dificuldade e provação, como é o caso da história da nossa Associação de Futebol de Viana do Castelo. Fundada a 14 de Janeiro de 1923, após reunião entre delegados dos clubes dos distritos da época dá-se a criação de uma das Associações de Futebol mais antigas de Portugal. Na altura com clubes como o Sport Clube Vianense, Lusitano Foot-Ball Clube de Ponte de Lima, Letes Atlético Clube, Viana Taurino Clube entre outros. 

Na época 1942/1943 começou o momento mais delicado da AFVC, devido a uma crise crescente nos clubes do distrito em 1943 é suspensa a actividade desta Associação.

Mas a dedicação e vontade de recuperar esta Associação, os nossos clubes, jogadores e adeptos nunca foram esquecidos. Vários foram aqueles que não desistiram deste "sonho" até que em 1971 acontece a refundação. Um dos obreiros desta refundação foi também o seu primeiro Presidente da Direcção da AFVC, o Dr. Henrique da Mata na época 1971/1972.

A todos aqueles que fizeram, fazem e farão parte desta Associação o nosso muito obrigado, que esta história continue por muitos e bons anos.

Este 7 de Julho de 2021 celebrámos de forma simbólica estes 50 anos de um história única, com o hastear de bandeira pelas 19H00 na sede da AFVC.

7 de Julho de 2021