A 7 de Julho de 1971 a Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) voltava a ganhar vida, às suas funções e à sua missão. Hoje, 7 de Julho de 2021 celebramos os 50 anos da sua refundação, e neste dia o actual Presidente da AFVC, Jorge Sárria quer deixar a seguinte mensagem:

"Caros amigos desta AFVC,

Fundada em 1923, à época denominada Associação de Foot-ball de Viana conta com uma longa história dedicada ao futebol, agregando mais tarde o futsal e o futebol de praia. Uma história de dificuldades, de conquistas e de lutas até pelas mais singelas coisas, mas que os nossos antepassados não se demoveram perante as adversidades e continuaram o seu trabalho. O nosso crescimento foi acontecendo: em Junho de 1924 foram aprovados os primeiros estatutos da AFVC bem como o regulamento geral e especial para o primeiro Campeonato Distrital; em Setembro de 1924 estabelecemos as primeiras negociações com a Associação de Futebol de Aveiro, para a realização dos primeiros jogos interassociações entre muitos outros marcos da nossa evolução. Mas na década de 40 tivemos a nossa maior prova. Na época de 1942/43, quando uma crise que também afectou os nossos clubes da altura levou a própria AFVC a entrar em crise aos mais variados níveis, levando à sua suspensão.

O sonho foi interrompido mas não esquecido, vários foram aqueles que mantiveram a vontade de reerguer esta Associação apesar de muitas dificuldades, existia essa vontade e a refundação aconteceu, em 1971.

O nosso querido amigo e histórico desta Associação, Dr. Henrique da Mata, foi um dos criadores desta obra de refundação, tendo sido Presidente da Direcção da AFVC de 1971 a 1975, passando mais tarde para Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AFVC, cargo que só há pouco tempo se viu forçado a deixar por motivos pessoais. Em meu nome e dos membros dos órgãos sociais da AFVC, quero agradecer a todos que continuam nas mais diversas áreas este sonho tão real, que não desistem perante os mais variados obstáculos, que dedicam tempo das suas vidas pessoais, entregam paixão aos seus clubes, às competições, aos jogadores, à formação dos mais jovens e que connosco trilham este caminho. Nunca tenhamos medo da chamada “perda de tempo” porque com trabalho e dedicação, com uma boa dose de paixão tudo se consegue mesmo com poucas possibilidades.

Termino com as palavras do Dr. Henrique da Mata, “O futebol deve ser uma festa, um momento de alegria e superação quando se ganha e quando se perde, porque jogar é assim mesmo.”

Viva a nossa AFVC!

Jorge Sárria